CONTATOS DO JORNAL DO PLANALTO

Anuncie conosco:

*Denuncie;
*Elogie;
*Indique;
*Convide;
*Informe;

Telefone: (75) 3621-7926
Celulares: (75) 8102-9309
(75) 9144-14-19
(75) 9134-9698
E-mail: jornaldoplanalto@hotmail.com
j_pcomercial@hotmail.com

Nossos visitantes

domingo

Mata de Cazuzinha vira reserva florestal



No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, Cruz das Almas ganhou um belíssimo presente, o prefeito Orlandinho assinou termo que transforma a Mata de Cazuzinha em Reserva Florestal. Numa atitude de grande responsabilidade e preocupação com as gerações futuras, Orlandinho falou da necessidade de se transformar o pedaço de Mata Atlântica presente em Cruz das Almas em patrimônio municipal. Compareceram à solenidade a deputada estadual Neusa Cadore (PT) e o secretário estadual de desenvolvimento urbano (SEDUR), Afonso Florence, além de secretários municipais, professores e estudantes de escolas municipais.

Segundo Orlandinho, “quando criança, nos idos de 1960, costumava brincar na mata e nadar num lago que ali existia. Hoje, as crianças de Cruz das Almas precisam entender a importância de se preservar o que restou da mata, que é um pedaço vivo da Mata Atlântica brasileira”. Para o prefeito o crescimento desordenado da cidade contribuiu para se extinguir boa parte da mata. “A extensão da Mata de Cazuzinha era enorme, atualmente restaram apenas 11 hectares devido à construção desordenada de um bairro situado detrás da Mata”.

Para a deputada estadual Neusa Cadore a transformação da área em reserva florestal e o fechamento da rua que atravessa a mata representam uma consciência ecológica necessária e o trabalho com estudantes de escolas públicas essencial. “Esta reserva propiciará aos estudantes de escolas públicas, principalmente, o acesso e contato com espécimes já extintos ou passíveis de extinção e auxiliará na aprendizagem e no desenvolvimento do sentimento de preservação do nosso espaço”.

Embora a Bahia desponte em primeiro lugar no ranking do desmatamento, esta atitude de Orlandinho vem colaborar para reversão deste quadro. De acordo com o secretário da SEDUR, Afonso Florence, “durante décadas presenciamos uma degradação de vários biomas (Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado) no Estado devido a uma falta de políticas ambientais adequadas de preservação. Esta iniciativa de Orlandinho em preservar a Mata de Cazuzinha reflete bem a preocupação do Governo Wagner em dar continuidade à implantação dessas novas políticas ambientais de preservação da fauna e flora brasileiras. Preservar 11 hectares parece pouco, mas significa um grande exemplo para outros municípios. Por isso, damos os parabéns ao prefeito Orlandinho”, encerrou Florence.

A principal ação do dia foi um mutirão para limpeza da Mata. Alunos, professores, secretários municipais e convidados se uniram ao prefeito na retirada de materiais não-biodegradáveis como copos e garrafas plásticas, vidros, etc. O morador da Mata foi realocado para uma residência alugada pela prefeitura e teve seu barraco demolido.

A preocupação do Governo do Povo com o meio ambiente não é recente. Desde seu primeiro mandato Orlandinho já calçou ruas, implantou saneamento básico, retirou o lixão da praça principal da cidade e mantém a coleta diária do lixo. Em seu segundo mandato, o Governo do Povo alugou um galpão para cerca de 22 agentes ambientais (antigos catadores de lixo) trabalharem a coleta seletiva de reciclados. Ações que se refletem na limpeza da cidade, na melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cruzalmenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário