CONTATOS DO JORNAL DO PLANALTO

Anuncie conosco:

*Denuncie;
*Elogie;
*Indique;
*Convide;
*Informe;

Telefone: (75) 3621-7926
Celulares: (75) 8102-9309
(75) 9144-14-19
(75) 9134-9698
E-mail: jornaldoplanalto@hotmail.com
j_pcomercial@hotmail.com

Nossos visitantes

quarta-feira

“Nova Gripe” deixa brasileiros em alerta



Depois da gripe do frango e da epidemia de dengue, um novo vírus deixa brasileiros em alerta. A chamada gripe suína tem deixado de orelhas em pé principalmente cidadãos vindos do exterior. Os países que apresentam casos mais críticos são Estados Unidos, México e Espanha. No momento a União Européia estuda mudar o nome da doença. Os sintomas desta nova gripe são similares às doenças inicialmente listadas.


A Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) insistiu hoje em que os casos de gripe suína em humanos não têm a ver com o consumo de carne de porco, e inclusive defendeu mudar o nome da doença para "nova gripe", a fim de evitar perdas econômicas aos produtores desse setor. A comissária de Saúde da União Europeia (UE), Androulla Vassiliou, mostrou, em entrevista coletiva, o interesse da Comissão em batizar como "nova gripe" a infecção confirmada em humanos no México, EUA ou Espanha, a fim de que os cidadãos não a associem mais ao setor suíno.


A comissária ressaltou que a infecção não é transmitida pelo consumo de carne ou derivados do porco, e ressaltou que seu consumo é "seguro". Além disso, um especialista da Direção de Saúde da Comissão Europeia - que pediu para não ser identificado -, admitiu que a origem da doença que agora está se propagando entre as pessoas foi a transmissão por um porco, mas a variedade da gripe suína (H1N1) que agora preocupa é diferente.


Essa variante é resultado de quatro vírus: um de gripe humana, outro de gripe aviária, outro de gripe suína da América e outro de gripe suína da Europa. Segundo a fonte, os produtores de porco e os veterinários da Europa devem continuar com as medidas habituais, sem ações adicionais para evitar a gripe suína, diante da situação atual.


O México já registrou 60 óbitos causado pelo vírus e já prepara vacinação em massa para conter a epidemia.


Brasil já registra dois casos


Um homem, de cerca de 30 anos, chegou no final de abril do México apresentando sintomas da chamada gripe suína. Ele foi medicado e internado no hospital Emílio Ribas em São Paulo. Segundo o médico Edenilson Calore, o paciente permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até que seja totalmente descartada a hipótese de ser gripe suína. Uma mulher também chegada do México foi internada naquele hospital, mas como apresentava sintomas graves não foi internada.


Em nota oficial o Ministério da Saúde duvida da contaminação, afirmando que os dois casos tratados inicialmente como suspeitos foram descartados. “Os dois casos estão sendo investigados para identificar o quadro clínico, mas não atendem à definição de caso suspeito de influenza suína por não apresentarem sinais e sintomas compatíveis com a doença: febre acima de 39 graus Celsius, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário