CONTATOS DO JORNAL DO PLANALTO

Anuncie conosco:

*Denuncie;
*Elogie;
*Indique;
*Convide;
*Informe;

Telefone: (75) 3621-7926
Celulares: (75) 8102-9309
(75) 9144-14-19
(75) 9134-9698
E-mail: jornaldoplanalto@hotmail.com
j_pcomercial@hotmail.com

Nossos visitantes

domingo

Mata de Cazuzinha vira Reserva Florestal


















Mata de Cazuzinha vira reserva florestal

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em cinco de junho, Cruz das Almas ganhou um belíssimo presente, o prefeito Orlandinho assinou termo que transforma a Mata de Cazuzinha em Reserva Florestal. Numa atitude de grande responsabilidade e preocupação com as gerações futuras, Orlandinho falou da necessidade de se transformar o pedaço de Mata Atlântica presente em Cruz das Almas em patrimônio municipal. Compareceram à solenidade a deputada estadual Neusa Cadore (PT) e o secretário estadual de desenvolvimento urbano (SEDUR), Afonso Florence, além de secretários municipais, professores e estudantes de escolas municipais.


Segundo Orlandinho, “quando criança, nos idos de 1960, costumava brincar na mata e nadar num lago que ali existia. Hoje, as crianças de Cruz das Almas precisam entender a importância de se preservar o que restou da mata, que é um pedaço vivo da Mata Atlântica brasileira”. Para o prefeito o crescimento desordenado da cidade contribuiu para se extinguir boa parte da mata. “A extensão da Mata de Cazuzinha era enorme, atualmente restaram apenas 11 hectares devido à construção desordenada de um bairro situado detrás da Mata”.




Para a deputada estadual Neusa Cadore a transformação da área em reserva florestal e o fechamento da rua que atravessa a mata representam uma consciência ecológica necessária e o trabalho com estudantes de escolas públicas essencial. “Esta reserva propiciará aos estudantes de escolas públicas, principalmente, o acesso e contato com espécimes já extintos ou passíveis de extinção e auxiliará na aprendizagem e no desenvolvimento do sentimento de preservação do nosso espaço”.




Embora a Bahia desponte em primeiro lugar no ranking do desmatamento, esta atitude de Orlandinho vem colaborar para reversão deste quadro. De acordo com o secretário da SEDUR, Afonso Florence, “durante décadas presenciamos uma degradação de vários biomas (Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado) no Estado devido a uma falta de políticas ambientais adequadas de preservação. Esta iniciativa de Orlandinho em preservar a Mata de Cazuzinha reflete bem a preocupação do Governo Wagner em dar continuidade à implantação dessas novas políticas ambientais de preservação da fauna e flora brasileiras. Preservar 11 hectares parece pouco, mas significa um grande exemplo para outros municípios. Por isso, damos os parabéns ao prefeito Orlandinho”, encerrou Florence.



A principal ação do dia foi um mutirão para limpeza da Mata. Alunos, professores, secretários municipais e convidados se uniram ao prefeito na retirada de materiais não-biodegradáveis como copos e garrafas plásticas, vidros, etc. O morador da Mata foi realocado para uma residência alugada pela prefeitura e teve seu barraco demolido.

A preocupação do Governo do Povo com o meio ambiente não é recente. Desde seu primeiro mandato Orlandinho já calçou ruas, implantou saneamento básico, retirou o lixão da praça principal da cidade e mantém a coleta diária do lixo. Em seu segundo mandato, o Governo do Povo alugou um galpão para cerca de 22 agentes ambientais (antigos catadores de lixo) trabalharem a coleta seletiva de reciclados. Ações que se refletem na limpeza da cidade, na melhoria da saúde e da qualidade de vida dos cruzalmenses.

Um comentário:

  1. Sou Bióloga, e adorei saber dessa novidade, afinal esse pedacinho de verde na cidade de Cruz, foi o que restou após o processo de urbanização, teria mesmo que ser reconhecido, afinal nós somos parte integrante do ecossistema e precisamos cuidar dele. Acredito que a secretaria de Meio Ambiente irá realizar grandes ações. Espero vê-las quando for aí no final do ano.

    ResponderExcluir